Description
A guerra de 1801 entre Portugal e a Espanha, aliada à França, é conhecida sobretudo por ser o momento em que se perdeu o território de Olivença. Mas este conflito, conhecido por “Guerra das Laranjas”, esteve longe de ter como preocupação fundamental aquela antiga vila alentejana. Na realidade, as operações militares da Guerra de Espanha, como lhe chamaram os contemporâneos, desenrolaram-se tanto ao longo das fronteiras de Portugal, como das do Brasil e no Oceano Atlântico.
Esta obra apresenta uma visão nova do desenrolar das hostilidades no território europeu, não só abordando os teatros de operações em que o exército português se confrontou com o espanhol, em Trás-os-Montes, no Algarve e no Alto Alentejo, mas também abordando a estratégia desenvolvida á época face ao que já se via como uma possível invasão francesa do território nacional. Aborda-se o desenrolar da Guerra na América do Sul, onde Portugal conquistou um imenso território, tanto no estado do Rio Grande do Sul como no de Mato Grosso, delimitando quase definitivamente as atuais fronteiras do Brasil.
A 2ª edição, revista, é acrescentada de notas e das ordens de batalha dos exércitos português e espanhol no teatro peninsular.
Reviews
There are no reviews yet.