M
iguel Dantas da Cruz é investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e possui doutorado em História Moderna, com especialidade em Impérios, colonialismo e pós-colonialismo, pelo Programa Interuniversitário de Doutoramento em História, concluído em 2013.
Ele tem se dedicado à história das relações internacionais no final do Antigo Regime, focando em questões políticas e econômicas. Publicou diversos trabalhos sobre a neutralidade portuguesa na Europa Revolucionária e sobre o comércio externo de Portugal com estados do Atlântico Norte, incluindo os Estados Unidos e os países escandinavos.
Durante seu doutoramento, sua atenção se voltou para o Atlântico Sul e as dinâmicas administrativas do império português na América. Explorou os mecanismos burocráticos do império e a comunicação política entre diversas instituições do sistema político português, iniciando pelo Conselho Ultramarino. Seu trabalho reconstituiu quem intervinha e como intervinha na governação e na defesa do império. A investigação foi posteriormente publicada em diversos artigos, capítulos e num livro intitulado “Um Império de conflitos: O Conselho Ultramarino e a defesa do Brasil”.
As contradições do primeiro pensamento liberal português e a adaptação da sociedade ao Liberalismo são outra área de trabalho, com destaque para a investigação sobre o desaparecimento do mundo das corporações de comércio no contexto revolucionário.
Além de suas publicações, Miguel Dantas da Cruz tem apresentado diversas comunicações em encontros científicos nacionais e internacionais, destacando-se em países como EUA, Brasil, Inglaterra, Itália e França. Ele tem sido um membro ativo na comunidade acadêmica, organizando grandes eventos internacionais como a ICS Annual Conference “Imperial Wars in a Global Perspective” em 2017, e o “Petitions in the Age of Atlantic Revolutions (c.1760-c.1840)” em 2019. É também coorganizador do Ciclo de Seminários “O Atlântico Ibero-Americano. (XVI-XX). Resistências: desafios de uma agenda historiográfica“. Miguel leciona na Universidade de Lisboa, onde assegura a coordenação do Seminário História do Brasil / Tópicos de História do Brasil, do Mestrado em História / Mestrado em Estudos Brasileiros.