Skip to content Skip to footer

J

oão Vieira Borges é Major-General do Exército e desempenha as funções de Presidente da Comissão Portuguesa de História Militar e de coordenador do observatório de Segurança e Defesa da SEDES. É doutorado em Ciências Sociais pela Universidade dos Açores, mestre em Estratégia pelo ISCSP e mestre e licenciado em Ciências Militares pela Academia Militar.

Serviu como Comandante da Academia Militar (2016/20) e como presidente (e fundador) da Cátedra Bernardo Sá Nogueira, depois de ter sido 2.º comandante, diretor de ensino, chefe de departamento, vice-presidente (e fundador) do CINAMIL e professor. Foi comandante de unidades de escalão Pelotão, Companhia, Batalhão e Regimento (RAAA1, 2006/08), oficial de Estado-Maior no Estado-Maior do Exército, delegado da Artilharia Antiaérea na NATO, presidente do conselho da Arma de Artilharia, diretor da Revista de Artilharia e assessor de estudos e editor no Instituto da Defesa Nacional.

Foi agraciado com várias condecorações, de que se destacam: Grande-Oficial da Ordem Militar de Avis; e sete Medalhas de Serviços Distintos. É professor no Instituto Universitário Militar, conferencista e autor e coautor de várias obras (200 artigos e 26 livros) nas áreas da Estratégia, História, e Segurança e Defesa.

Livros Relacionados

A ARTILHARIA
João Vieira Borges
19,90 
CONQUISTA DE MADRID, 1706
João Vieira Borges
15,95